Pilates
História
O Pilates é uma técnica de cerca de 100 anos, criada por Joseph Pilates.
Joseph era uma criança com a saúde debilitada, sofria de asma, bronquite, raquitismo e tinha limitações físicas. Por isso dedicou sua vida há estudos do corpo humano, conheceu anatomia, fisiologia, física, biologia e medicina tradicional chinesa. A primeira vez em que o método chamou a atenção foi na 2° Guerra Mundial, aonde desenvolveu aparelhos através de camas e cadeiras de rodas dos enfermos. Assim reabilitando os soldados durante a Guerra.
A técnica
O Pilates é um método de condicionamento físico que busca força, flexibilidade, postura, coordenação e equilíbrio. Baseia-se na afirmação que " a mente que constrói o corpo" através de exercícios que corrigem desequilíbrios musculares.
Perguntas frequentes
1) Pode ser praticado por qualquer pessoa?
Existe apenas algumas contra indicações, crianças menores de 6 anos, devido a estrutura óssea, muscular e tendínea não estar completamente formada. E casos de dores agudas ou lesões graves.
2) Pode ser praticado por idosos?
Sim, o Pilates é indicado para os idosos melhorando a capacidade funcional, o equilíbrio, auto estima, aumenta a densidade óssea, controle de diabetes, artrite e doenças cardíacas.
3) Gestantes podem praticar Pilates?
Sim, Em caso de praticantes antes da gestação podem continuar as aulas. Para pessoas que querem começar apos a gestação, indico que inicie após o 3° mês de gestação.
Com o trabalho respiratório e fortalecimento das musculaturas abdominais e do soalho pélvico a gestante tem maior facilidade para o trabalho de parto, previne a incontinência urinaria, melhora o equilíbrio e dores lombares que aparecem devido a alteração da gravidade.
4) Pilates emagrece?
Não necessariamente. O Pilates não é uma atividade aeróbica, apesar de alguns exercícios terem grande esforço muscular. Indico a pratica de atividades aeróbicas como, caminhada, corrida, bicicleta para complementar o trabalho com o Pilates para quem quer reduzir peso. E com certeza acompanhamento nutricional para melhora de hábitos alimentares.
5) Pilates ajuda pessoas com problemas de coluna?
Sim. Devido ao baixo impacto dos exercícios e fortalecimento da musculatura abdominal e estabilizadoras da coluna, auxiliam na melhora da postura e alinhamento, diminuindo dores e prevenindo contra lesões.
6) Qual a diferença entre Pilates e Musculação?
Pilates trabalha com a definição da musculatura. Com repetições de movimentos sem grande carga. Utiliza-se molas para que os exercícios sejam executados de maneira precisa e com resistência constante.
Na musculação trabalha-se com o aumento de massa muscular e grande carga, é realizado exercícios com músculos especificos, enquanto no Pilates vários músculos são ativados com um único exercício.


Nenhum comentário:
Postar um comentário